top of page
Buscar
Foto do escritorDeivisson Assis Perera

Lições de Henry Ford

Henry Ford foi um dos maiores empresários norte-americanos, o fundador da Ford Motor Company marcou o industrialismo do início do Séc. XX. Um homem visionário, com uma filosofia repleta de sabedoria e princípios tão valiosos tanto naquela época quanto hoje.

Filosofia de Vida

Qualquer homem que comece com a suposição de que os homens são ou devem ser iguais é antinatural e, portanto, inviável. Tal curso promove apenas pobreza, tornando-a universal em vez de excepcional. Forçar o produtor eficiente a se tornar ineficiente não torna o produtor ineficiente mais eficiente. A pobreza somente pode ser eliminada pela abundância.


Há dois tolos neste mundo. Um é o milionário que pensa que, juntando dinheiro, pode de alguma forma acumular poder real, e o outro é o reformador sem um tostão, que pensa se apenas puder pegar o dinheiro de uma classe e entregar à outra, todos os males do mundo serão curados.


Educação

Um homem instruído não é aquele cuja memória é treinada para lembrar algumas datas históricas – ele é alguém que pode realizar coisas. Um homem que não consegue pensar não é um homem instruído, por mais que tenha obtido muitos diplomas universitários. Pensar é o trabalho mais difícil que alguém pode fazer – o que provavelmente é a razão pela qual temos tão poucos pensadores.


Há dois extremos a evitar: um é a atitude de desprezo em relação à educação, o outro é o trágico esnobismo de presumir que marchar em um sistema educacional é uma cura segura para a ignorância e a mediocridade.


Você não pode aprender em nenhuma escola o que o mundo fará no próximo ano, mas pode aprender algumas coisas que o mundo tentou nos anos anteriores, aquelas em que falhou e aquelas em que teve êxito.


A faculdade presta seu melhor serviço como um ginásio intelectual no qual o músculo mental é desenvolvido e o aluno fortalecido para fazer o que pode. Dizer, no entanto, que a ginástica mental só pode ser realizada na faculdade não é verdade, como é do conhecimento de todo o educador. A verdadeira educação de um homem começa depois que ele sai da escola. A verdadeira educação é obtida por meio da disciplina da vida.


Os homens satisfazem mais a mente descobrindo coisas por si mesmos do que amontoando os conhecimentos que outra pessoa descobriu.


Educação Financeira

Ensinamos as crianças a economizar seu dinheiro. Como uma tentativa de neutralizar despensas impensadas e egoístas, isso tem um valor. Mas não é positivo; não conduz a criança a caminhos seguros e úteis de auto expressão ou auto despesa. Ensinar uma criança a investir e usar é melhor do que ensiná-la a economizar. A maioria dos homens que estão economizando laboriosamente alguns dólares faria melhor ao investir esses poucos dólares – primeiro em si mesmos e depois em algum trabalho útil.


Empreendedorismo e financiamento bancário

Eu achava – e ainda acho – que, que se um homem fizesse bem seu trabalho, o preço que receberia por ele, os lucros e todas as questões financeiras cuidariam de si mesmos, e que uma empresa deveria começar pequena e construir a si mesma e a partir de seus ganhos. Se não há ganhos, então isso é um sinal para o proprietário de que ele está desperdiçando seu tempo e não deveria estar neste ramo.


Decidi que nunca me associaria a uma empresa em que o financiamento viesse antes do trabalho ou em que banqueiros ou financistas tivessem parte dele.


Dinheiro

O dinheiro não vale uma quantia específica. Como dinheiro ele não vale nada, pois não fará nada por si só. O único uso do dinheiro é comprar ferramentas para trabalhar ou o produto das ferramentas e nada mais.


O local para financiar uma produção é a fábrica, e não o banco. O dinheiro precisa sair da fábrica, não do banco. Não somos contra empréstimos, nem banqueiros. Somos contra a tentativa de fazer com que o dinheiro emprestado substitua o local do trabalho.


Um empréstimo pode facilmente se tornar uma desculpa para você não se aborrecer com o problema. Pedir empréstimo para expandir a produção é uma coisa; já para compensar a má gestão e o desperdício, é outra. Tomar dinheiro emprestado, em certas circunstâncias, é como um bêbado que toma outra bebida para curar o efeito da última ressaca.


A hora certa para um homem de negócios pegar dinheiro emprestado, se existe, é quando ele não precisa dele. Ou seja, quando ele não precisa disso como substituto das coisas que ele deveria fazer.


Se a empresa de um homem está em excelente condição e precisa de expansão, é comparativamente seguro fazer empréstimo. Porém, se uma empresa precisa de dinheiro por causa da má gestão, então o que se deve fazer é adentrar a empresa e corrigir o problema interno – e não encataplasmá-la com empréstimos externos.


Produto como Serviço

Um fabricante nunca termina a relação com o cliente quando uma venda é concluída. Ele apenas começa a relação com seu cliente. No caso de um automóvel, a venda da máquina é apenas uma apresentação.


Sentido da Vida

Para muitos homens de negócios seu destino era um fardo – eles trabalhavam a espera do dia em que poderiam se aposentar e viver com uma renda. A vida para eles era uma batalha que devia terminar o mais cedo possível. A vida, ao meu ver, não é um local, mas uma jornada. Tudo consiste num fluxo, e assim deveria ser. Podemos morar no mesmo número da rua, mas nunca é o mesmo homem que mora lá. Existe um perigo sutil em um homem que pensa que está “estabelecido” por toda a vida. Isso indica que o próximo solavanco da roda do progresso vai arremessá-lo para fora.


Gestão

Vi grandes empresas se tornarem o fantasma de um nome porque alguém pensou que elas poderiam ser administradas exatamente como sempre haviam sido, e embora a administração possa ter sido excelente nesses dias, sua excelência consistia em estar atenta ao presente e não à sequência servil do seu passado.


E não é o empregador que paga salários. Ele apenas manuseia o dinheiro. É o produto que paga os salários, e é a administração que organiza a produção para que o produto possa fazê-lo. Sofremos períodos frequentes da chamada má sorte apenas porque gerenciamos muito mal as circunstâncias.


Empresas Familiares

Dificilmente se pode ter muita harmonia nos negócios. Mas pode-se ir longe demais escolhendo homens porque eles se harmonizam. Você pode ter tanta harmonia que não haverá o impulso e o contra impulso que é a vida – suficiente da competição que significa esforço e progresso. Uma coisa é a organização trabalhar harmoniosamente em direção a um objetivo, outra é uma organização trabalhar harmoniosamente com cada unidade individual. Algumas organizações consomem tanta energia e tempo mantendo um sentimento de harmonia que não tem mais força para trabalhar o objetivo para o qual a organização foi criada.


A organização é secundária ao objetivo. A única organização harmoniosa que vale alguma coisa é aquela na qual todos os membros estão empenhados no único objetivo principal – avançar em direção ao objetivo. Um propósito comum, honestamente aceito, sinceramente desejado – esse é o grande princípio da harmonização.


Integridade

Pensava-se que empresa existia para fins lucrativos. Isso está errado. A empresa existe para prestar serviço. É uma profissão e deve ter ética profissional para abolir o que desqualifica um homem. As empresas precisam de mais espírito profissional. O espírito profissional busca integridade profissional, de orgulho, não de compulsão. O espírito profissional detecta as próprias violações e as penaliza. Algum dia, a ética dos negócios será reconhecida em todos os cantos do planeta, e nesse dia os negócios serão vistos como a mais antiga e mais útil de todas as profissões.


Lições extraídas do livro autobiográfico de Henry Ford “Minha Vida, Minha Obra”, 1922, Ed. Principis.

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page